
Antes de qualquer abordagem sobre a obesidade, vamos deixar bem claro: obesidade não é moda. É uma doença GRAVE e assim precisa ser encarada!
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública. O número de obesos no mundo dobrou em cerca de 30 anos. Uma em cada 8 pessoas é obesa. A obesidade agrava os riscos para doenças cardiovasculares, diabetes, e câncer em geral. É considerada o grande vilão da saúde mundial.
A obesidade é uma doença crônica sendo que o sobrepeso já afeta mais da metade da população brasileira. Nos últimos 20 anos, a prevalência da obesidade mais que dobrou na população adulta brasileira. A obesidade traz uma infinidade de doenças associadas e riscos aumentados para outras tantas.
Mesmo no grau mais leve – obesidade grau I, com IMC entre 30 e 34,9 – as pessoas tem 44% mais chances de morrer!
Embora tenha dobrado entre os adultos, a obesidade quadruplicou entre crianças e adolescentes (5 a 19 anos ) neste mesmo período.
Além do acesso aos alimentos ultraprocessados, as novas gerações estão rodeadas de tecnologia o tempo todo, outro motivo para engordarem. O tempo sentado está associado ao desenvolvimento da obesidade também. Mais de duas horas sentado, o indivíduo aumenta em quatro vezes o risco de obesidade.
E o que fazer então? Temos muito a fazer. A educação alimentar começa em casa. Por exemplo, cozinhar em vez de comprar lanches prontos. Só o hábito de fazer sua própria comida ajuda a evitar os alimentos ultraprocessados prontos.
Outra forma de evitar a obesidade também vem de casa: praticar atividades físicas. E os pais são os exemplos. As crianças copiam os pais, pro bem ou pro mal! Filhos de pais sedentários tendem ao sedentarismo também.
Mas a boa notícia é que pequenas reduções no seu peso, mesmo que ainda não atinjam o peso ideal, já refletem em benefícios para a sua saúde. Não deixe que a obesidade assuma o controle da sua vida. Quanto antes você interromper essa escalada de consequências maléficas a sua saúde, melhor. E as inovações tecnológicas na medicina estão aí pra te ajudar.
Informe-se.